5 dicas para pintar sem erros

Se vai pintar a sua casa sem a ajuda de um profissional há vários factores a considerar! Hoje em dia esta é uma opção cada vez mais comum, principalmente para quem gosta da cultura DIY. Com uma visita a uma loja especializada podemos conseguir bons conselhos acerca das tintas a usar para as diferentes superfícies. Não podemos é esquecer-nos de alguns pontos essenciais!

1 Proteger

Se não quer acabar com o seu móvel favorito às manchas, o soalho manchado, ou qualquer outra desgraça semelhante, a palavra de ordem é proteger. Antes de iniciar a pintura propriamente dita, é crucial proteger rodapés, dobradiças, chão, móveis e maçanetas. O ideal é retirar o máximo de coisas possíveis, caso não seja possível, munam-se de lençóis velhos e plásticos!

2 Limpar e Preparar

As superfícies que vão ser pintadas têm que estar preparadas para receber a tinta. Aconselhem-se na loja onde vão comprar as tintas. Vejam se será suficiente uma limpeza com panos e detergente (ou lixívia) ou se é mesmo necessário lixar alguma sujidade mais profunda! Por exemplo, manchas de humidade  ou desenhos nas paredes devem ser limpos em profundidade. Além disso, se a superfície tiver tinta a descascar, verniz ou for de um material específico pode ser necessário lixar ou aplicar algum produto, como solventes ou primários, para garantir um bom resultado.

3 Calcular

Calcule bem a área da superfície que vai pintar e compre imediatamente todas as latas de tinta necessárias. Não se esqueça que se não tiver a mesma marca e tom de tinta podem ocorrer diferenças e acabar com paredes às manchas! Não se esqueçam de calcular a área a dobrar para segunda demão!

4 Ordem

Comece pela ordem correcta e evitem perder tempo! Se vai pintar uma divisão inteira o ideal é começar pelo tecto, pintando os cantos e juntas com um pincel pequeno. Continue com a pintura das paredes, não esquecendo de proteger interruptores! Também aqui é necessário começar com um pincel pequeno pintando junto aos rodapés e posteriormente toda a parede. Por fim podem passar às portas e janelas. Os rodapés ficam para ultimo!

5. Repetir

Apos a primeira demão e tempo de verificar se vai ser necessário mais alguma (o que sera o mais natural de acontecer). Veja bem o que lhe escapou, se ha algum problema a resolver, preste atenção para não desperdiçar tinta. Passe uma segunda demão após a secagem da primeira, escolha dias quentes para facilitar este processo!
Chegámos ao final, temos uma divisão com uma cara nova. É altura de lavar os pincéis, guardar a tinta que sobrou, retirar os plásticos e apreciar o resultado!